quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[Review] Superman: TAS - Episódio 04: Diversão e Jogos


Superman: The Animated Series continua, e Metropolis ainda está se acostumando com o seu protetor alado.

O episódio inicia com uma típica perseguição policial a um grupo de assaltantes. Dessas que norte-americano adora. Os bandidos levam a melhor e conseguem despistar os policiais que estavam em seu encalço. Eles se refugiam em um velho galpão próximo do pier e começam a celebrar sua vitória contra o sistema.

Nesse momento, eles recebem uma visita do Toyman.


Na minha opinião, Toyman sempre vai ser um dos mais perturbadores dos vilões do Superman. Pelo simples fato de ele fugir de todo o perfil dos vilões do Homem de Aço. Ele se encaixaria perfeitamente na galeria de vilões do Batman. Ele é o típico pedófilo. Representa uma cicatriz tão funda e hedionda na face da sociedade que está completamente deslocado do padrão de vilões com “complexo de deus” que o Superman está acostumado a lidar.

Toyman deixa um recado para que os capangas passem para o seu superior, um homem conhecido como Sr. Manheim - um mega-empresário envolvido com o crime organizado de Metropolis - Toyman, usando uma de suas armas/brinquedo ataca os assaltantes e deixa o local.

Ouvindo os gritos desesperados dos assaltantes, o Superman chega no local e impede que os mesmos fossem pulverizados pela arma de Toyman. E, é claro, os deixa na cadeia antes de partir. Lois Lane, que estava no local, ouve o balbuciar de um dos criminosos que, em estado de choque, acaba revelando mais do que o devia sobre o acontecido. Ou seja, ele revela a ligação do Sr. Manheim com o acontecido.


Imediatamente, ela parte para um evento público oferecido pelo Sr. Manheim – que já estava sob responsabilidade de Clark, mas ela nunca ligou muito para isso mesmo – e começa a fazer perguntas relacionadas ao caso do Toyman. Nesse momento, eles são atacados novamente por brinquedos do Toyman e Clark, consegue evitar que alguém acabasse se ferindo.

Lois Lane, então, publica sua matéria – e essa é bastante específica em relação ao perfil psicológico do Toyman. Taxando o como uma pessoa com sérios problemas mentais, “um narcisista extremamente perturbado com delírios paranóicos”.

Mais tarde, naquela noite, Sr. Manheim, em seu iate, repreendia seus capangas por não terem o protegido durante o ataque no evento público. Nesse momento eles, novamente são atacados pelo Toyman, que dessa vez ataca usando um pato gigante.


O pato afunda o iate à bicadas e estava prestes a matar Manheim e seus capangas quando, novamente, o Superman intervem. Enquanto o Superman lutava com o pato mecânico, Manheim foi abordado pelo próprio Toyman. Manheim deixa claro que tem “negócios inacabados” com o Toyman, mas acaba indefeso nas mãos do vilão.

Ainda naquela noite, Lois estava em seu apartamento quando recebe uma encomenda misteriosa. Acreditando que são flores, ela leva o presente para dentro de casa. Ao abri-lo uma boneca que se identifica como a “Princesa Boa-Noite” a coloca para dormir.


Quando acorda, ela logo descobre que está no esconderijo do Toyman que a sequestra para que ela contasse sua versão dos fatos ao invés das “mentiras feias” que ela havia contado no primeiro artigo. Ele conta a historia que revela sua conexão com o Manheim.

Ele conta a história de um velho senhor que amava fabricar brinquedos e tinha o sonho de construir uma fabrica de brinquedos, apesar de não ter recursos para isso. Manheim apareceu e lhe ofereceu o dinheiro para tal, com a condição de que a fabrica servisse de fachada para negócios obscuros quando fosse necessário. A farsa durou pouco. O velho senhor foi preso e Manheim se safou sem nenhuma acusação.


Ao mesmo tempo em que Toyman revelava sua história, Clark e Jimmy também descobriam a conexão entre Manheim e Toyman. Mas, quando todos acreditavam que Toyman era o tal senhor, a teoria cai por terra ao descobrirem que o senhor morreu na cadeia. Entretanto, ele tinha um filho. Toyman revela para Lois que ele é, de fato. o filho do velho fabricante de brinquedos.

Toyman mostra que está em poder de Manheim e prepara para executa-lo na frente de Lois, para se vingar do que ele fez com seu pai.


Lois impede que Manheim seja executado o que desperta a ira de Toyman. Quando Toyman estava prestes a ataca-la, o Superman aparece para salva-la. Mostrando que estava preparado para isso, Toyman ataca o Superman com uma espécie de gosma – que ele mesmo chamou de “Pasta Estúpida”.

Toyman sempre foi tratado como um dos mais engenhosos e capazes dos vilões do Universo DC. Sua capacidade de criar equipamentos e armas é impar. Tanto que, em um exemplo recente, ele cria o robô-Luthor usado pelo próprio Luthor para enganar Brainiac durante o arco Last Stand of New Krypton. Não é de se surpreender que ele tenha identificado uma forma de neutralizar os poderes do Superman, mesmo que por pouco tempo.

A “Pasta Estúpida”, entretanto, não se mostrou muito eficaz para deter o Superman. Girando em altíssima velocidade, Superman se livrou da gosma e voltou-se novamente para o Toyman.

Usando um ultimo recurso para escapar, Toyman enche o local de explosivos, o que imediatamente faz o Superman mudar sua prioridade para salvar Lois e Manheim, dando tempo para Toyman escapar. A policia chega ao local e nada do Toyman é encontrado, a não ser sua mascara.


1 comentários:

Diogo C. Scooby disse...

O Toy man é um personagem aparentemente bobo mas ele é bem assustador às vezes, por misturar a temática infantil com armas e bombas. Não me surpreenderia se tivessem colocado ele pra fazer aquelas bonecas que o Coringa usa na HQ "O Cavaleiro das trevas".

Gostei desse review! muito bem escrito. Eu até queria me oferecer pra escrever um , se quiser é só entrar em contato. Ah! E tenho duas sugestões pro blog. Um formulário de contato e um banner de 120x60 pra divulgação, pra gente poder linkar o blog de uma maneira visualmente mais interessante.

Araço!

15 de agosto de 2010 às 20:33

Postar um comentário