segunda-feira, 17 de maio de 2010

Warner move ação contra advogado das Siegel.


Como a maioria já deve saber, o Superman está sendo disputado judicialmente entre a DC e as herdeiras de Jerry Siegel. No ultimo dia 14, o Wall Street Journal anunciou novas noticias sobre o caso.

Segundo o Wall Street Journal, a Warner Bros. está movendo uma ação contra Marc Toberoff, advogado de Joanne e Laura Siegel.

A Warner Bros, sob orientação do advogado “all-star” Daniel Petrocelli, alega que sempre teve um acordo vitalício com os criadores do Superman e, consequentemente, seus familiares, com relação ao personagem, e que eles nunca haviam tentado romper esse contrato. A ação alega que Toberoff instruiu as herdeiras Siegel à repudiarem o contrato e moverem uma ação pelos direitos do personagem.

A estratégia da Warner é minar a importancia de Toberoff, especialista em casos de propriedade intelectual que ganhou fama por ter defendido os direitos da Disney em relação ao “Ursinho Pooh”.

Segundo o Omelete:

A parte das possíveis ações criminosas da história: Petrocelli teria documentos comprovando a porcentagem que Toberoff teria nos lucros com Superman, caso o processo desse certo para as herdeiras - e esses documentos teriam sido obtidos de forma ilegal. Petrocelli diz que eles foram entregues em seu escritório, possivelmente vindos de um ex-empregado de Toberoff. Este, por sua vez, diz que aconteceu algo mais "nefasto", segundo o Deadline.

Bom...
Pode parecer protecionismo meu em relação ao Superman/DC/Warner... Mas eu acho que a ação movida pelo estúdio faz sentido.

A DC tem posse do personagem por décadas e nunca foi questionada. A familia Siegel estava lá, satisfeita com o que ganhava com o personagem. Aí vem um advogado que já fez fama como especialista em defesa de direito de propriedade intelectual e mostram que elas poderiam estar ganhando muito mais. A mão delas coçou.

Sem dizer que o MESMO cara está defendendo o caso dos Kirby x Marvel pelos personagens que Jack Kirby.

Ao que me parece, o advogado esta apenas se firmando como o melhor nessa área. E não tem forma melhor de fazer isso do que ganhando o que é, possivelmente, o julgamento mais importante que já ocorreu na industria dos quadrinhos.

Eu só espero que quem não saia perdendo isso sejamos nós, leitores.

0 comentários:

Postar um comentário