quarta-feira, 9 de junho de 2010

O dia que o Superman fez um filme pornô?


O Superman é um personagem icônico. Suas historias tratam exatamente disso. Nem todas, é claro, focam suas tramas no mito que o Homem de Aço se tornou no imaginário popular, tanto com outros personagens fictícios quanto para pessoas reais. Algumas historias tratam justamente da degradação dos mitos heróicos. Esse foi um dos plots da saga “Lendas”. John Byrne procurou, através das ações de Darkseid, desacreditar o mito heróico.

Porém, talvez o mais comentado arco de eventos que levou à saga foi o arco que envolveu a Action Comics #592 ~ #593. O arco que ficou conhecido como o arco onde o Superman e a Grande Barda gravam um filme pornô. Talvez, o grande motivo do arco ter alcançado essa grandeza em níveis de comentários, é devido ao fato de que muitas pessoas já ouviram falar do arco, mas poucas pessoas o leram, de fato.

Uma coisa é preciso deixar claro logo de inicio: O Superman nunca gravou um filme pornô. Isso é claro na historia e sabe-se lá de onde foi tirado a ideia de que ele gravou um filme pornô com a Barda. O arco trata de degradação moral, mas a vítima não é o Homem de Aço.

A historia começa com a Grande Barda se perdendo no Beco do Suicídio, a pior região de Metropolis. Um local habitado por cerca de 5 mil cidadãos que foram abandonados até pela própria esperança de viver. Lá, um trombadinha rouba sua bolsa (com o bastão-mega dentro) e corre para os esgotos, ela o persegue e, nesse momento ela encontra Sleez, uma criatura de Apokolips que foi banida por Darkseid por ser “repugnante demais”. Sleez tem poderes baseados na degradação das pessoas. Ele controla a mente da vitima e aflora os seus sentimentos mais repugnantes. Contra a vontade, a vítima faz atos que ela mesmo despreza.


Ele controla a mente da Grande Barda e a usa como escreva para seu bel prazer. A Grande Barda fica sob seu poder por dois dias, até que o Superman finalmente aparece, seguindo o rastro de uma estranha fonte de energia (que mais tarde se descobre que vinha do próprio Sleez).

Durante esses dois dias, fica evidente que a Grande Barda era usada como escreva de Sleez, inclusive de modo sexualmente falando. É claro que não é mostrado em nenhum momento o Sleez abusando da Grande Barda, porém, basta ler o contexto:


Superman salva a Grande Barda do controle mental de Sleez mas a impede de mata-lo. Ela, transtornada, pelo que Sleez a fez passar, ataca o Superman acusando-o de estar sob o comando de Sleez. Ela o nocauteia mas acaba caindo em uma armadilha do próprio Sleez.

Algum tempo depois (uma linha temporal que não fica clara), o Senhor Milagre chega em casa e se depara com Darkseid que entrega a ele uma fita com sua esposa em um filme pornô. Em nenhum momento, entretanto, é citado como se o Superman fosse o parceiro da Grande Barda no filme. Muito pelo contrário. O contrario é bem explicito.

Analisem as seguintes páginas da historia:


É evidente que no filme não é mostrado em momento algum o Superman e a Grande-Barda interagindo. Isso fica pela surpresa que Grossman demonstra ao ver o Superman pela primeira vez. Se o Homem de Aço já tivesse sido protagonista do filme, Grossman não teria se assustado tanto ao vê-lo entrar na produtora de filmes adultos. A única heroína que é mostrada no filme adulto é Grande Barda.

A historia continua, e só então eles começam a produção do tal “filme pornô” com o Superman e a Grande Barda. Porém, o Superman se mostra forte demais para ser levado a fazer algo tão amoral quanto gravar um filme pornô. E Sleez descobre que não é capaz de dobrar a sua vontade tão facilmente. Nesse momento, o Senhor Milagre chega e impede o filme de ser gravado.

Isso significa que o filme nunca aconteceu. Tudo é claro na narrativa de John Byrne. É curioso que a lenda do “filme pornô do Superman” tenha durado tanto. É evidente, porém, que a Grande Barda foi vítima de abuso sexual. O que me faz pensar: Quem em sã consciência aprovaria uma historia dessas para um publico infantil?

John Byrne deu uma declaração em relação ao assunto (imagino que ele tenha tido ouvido muito por causa disso). Mas suas declarações não foram lá muito claras:

Se você quer que tenha sido um filme pornô, então foi um filme pornô. Se não quer, então não foi!

É claro que em mais de 70 anos de historia, nem todas as coisas contadas são louváveis. Mas é curioso que uma historia tão simples gere tanta repercussão, todo mundo focou tudo no filme que não chegou a acontecer, quando, na verdade, deveria ter sido focado no que aconteceu com a Grande Barda. Mesmo assim, é curioso analisar uma página tão peculiar na mitologia do maior herói da Terra.

0 comentários:

Postar um comentário