quinta-feira, 15 de abril de 2010

[Review] Superman: TAS #1: O Ultimo Filho de Krypton - Parte 1


Em 1996 a Warner Bros. lançou uma nova série animada, Superman: The Animated Series, produzida nos mesmos moldes de Batman: The Animated Series e tendo a mesma equipe como base, Bruce Timm e Paul Dini.

Superman: The Animated Series não pode ser considerado um prior no que se diz respeito à fidelidade com os quadrinhos, mas demonstrou uma interação do Superman com outros personagens do Universo DC, até então, inédita. Uma série que agrada tanto aos fãs quanto aqueles que só gostam de ver desenhos.

Foi graças à essas características que ela foi escolhida para iniciar os reviews das mídias relacionadas ao Homem de Aço.

A série produziu 54 episódios. E iremos analisar cada um deles. Espero que gostem.

Episódio #01: O Ultimo Filho de Krypton – Parte 1


É obvio que não há forma melhor do que começar a contar a historia do Superman do que contando suas origens. Mas Superman: TAS foi alem de apenas mostrar Krypton explodindo. O primeiro episódio é usado para fazer referencias importantes (mas que, na minha opinião, apenas os fãs vão entender) e mostrar algumas mudanças feitas em relação aos quadrinhos.

Tudo começa com o cientista Jor-El estudando o núcleo do planeta na tentativa de encontrar provas de sua teoria de que o planeta Krypton está com os dias contados.

Só pelos trajes e pela fauna apresentada, é evidente que Krypton é uma sociedade muito superior à sociedade da Terra. Isso é mostrado de forma bem sutil, não foi preciso uma voz ao fundo dizendo “Krypton é mais avançado do que a Terra” e mastigando a historia para nós. Pode parecer besteira, mas isso mostra que a Superman: TAS é um desenho voltado para um publico mais maduro e mais capaz de “pescar” as coisas.

Depois, Jor-El volta ao seu laboratório e somos apresentados à primeira grande mudança do desenho: Brainiac.


Diferente dos quadrinhos, o Brainiac de Superman: TAS é um super-computador construído pelo próprio Jor-El para auxiliar nas tarefas de Krypton. Ao longo do episódio, podemos notar que a sociedade kryptoniana depositou confiança integral em Brainiac, à ponto de não tomar nenhum decisão sem o consentimento do mesmo.

Brainiac exige os resultados das pesquisas de Jor-El sobre o núcleo do planeta. E, nesse momento somo apresentados ao protagonista da série: o pequeno Kal-El.

Um detalhe interessante na série é que, baseados nas demonstrações de carinhos de Jor-El e Lara, podemos supor que a sociedade kryptoniana da série é bem relacionada com seus entes queridos. Diferente da sociedade fria e calculista que é mostrada em algumas origens do personagem nos quadrinhos.


Jor-El anuncia que irá retornar para casa, depois de 5 meses de pesquisas e Lara dá a primeira dica sobre qual é a teoria do marido: O fim de Krypton.

Em casa, Jor-El e o pai de Lara, Sur-Van, discutiam as teorias sobre o fim de Krypton. Jor-El é desacreditado e taxado de louco por acreditar em uma teoria que Brainiac não confirma e, graças à isso, foi imediatamente descartada. Sur-Van diz que, se Brainiac não confirmasse as teorias, as pesquisas de Jor-El estariam acabadas e sem financiamento do conselho.

Um ponto interessante nessa discussão é uma referência à Argo City, a cidade natal da Supergirl. Mas é o tipo de referencia que, tenho certeza, só os fãs iriam entender.

A discussão é interrompida por um tremor e Sur-Van dá o primeiro sinal de que a teoria de Jor-El possa estar certa.

Jor-El é submetido ao conselho de Krypton e, como era de se esperar, é ridicularizado e desacreditado. Brainiac nega todas as teorias de Jor-El e somos apresentados à mais um conceito do Superman: A Zona Fantasma.

Jor-El propõe colocar todos os habitantes de Krypton na Zona Fantasma para protege-los da destruição de Krypton. Proposta que é veementemente negada pelo conselho que acha absurdo colocar os cidadãos de bem no mesmo lugar para onde são enviados os maiores criminosos de Krypton.

Jor-El então resolve investigar o seu principal empecilho: Brainiac.

É nesse ponto que ele descobre que Brainiac tinha consciência da destruição iminente de Krypton, ele planejava salvar apenas a sí mesmo, junto com todo o conhecimento de Krypton. Brainiac revela à Jor-El que Krypton só tem algumas horas de vida. Brainiac coloca a policia kryptoniana contra Jor-El que precisa fugir se salvar.

Jor-El chega em casa ferido e disposto a colocar um pratica um plano de fuga de emergência que seria capaz de salvar apenas o seu filho. O que tornaria o pequeno Kal-El o ultimo filho de Krypton.


Sur-Van, que havia lido o relatório das pesquisas de Jor-El e passado a acreditar em sua teoria, o ajuda a despistar a policia, dando a ele tempo para mandar seu filho em um foguete para a Terra e salvando da destruição de Krypton que acontece logo após.

Brainiac transfere seus dados para um satélite e escapa. E Krypton sucumbe em uma grande explosão.

O pequeno Kal-El é lançado no espaço, dormindo tranquilo, sem saber que está destinado a ser o maior herói que já existiu.


0 comentários:

Postar um comentário