sexta-feira, 23 de abril de 2010

[Review] Superman: TAS #2: O Ultimo Filho de Krypton - Parte 2


Episódio #02: O Ultimo Filho de Krypton – Parte 2

A segunda parte de “O Ultimo Filho de Krypton” começa exatamente de onde a primeira parte terminou. Com o bebê Kal-El dormindo tranquilamente em um foguete. O foguete viaja através do espaço até que finalmente chega à Terra, na pequena cidadezinha de Smallville, no Kansas.

O interessante sobre esse episódio é que, de todos os episódios da série, ele é, na minha opinião, o mais nostálgico. Foi o que mais me lembrou do Superman: O Filme. Em vários momentos, o episódio me lembrou do primeiro filme do Homem de Aço estrelado por Christopher Reeve.


O foguete é avistado pelo casal Kent, que passava pelo local de carro. Martha Kent não resiste à explorar o objeto que havia pousado à sua frente, quando descobre a carga que nele é guardada. Ela não perde tempo e resgata o bebê de dentro do foguete, mesmo sobre protestos do marido, Jonathan Kent. Martha Kent é mostrada, já nesse primeiro momento, como uma “mãezona”. Aquelas que não importa os riscos, ela vai lutar pelo bem de seu filho.

Ela já sai do local pensando em nomes para a criança e, nesse momento, uma referencia muito legal aparece. O primeiro nome sugerido por Martha é, justamente, Christopher. Se é, ou não, uma homenagem ao Christopher Reeve (que na época ainda estava vivo) não posso confirmar, mas, com certeza, não foi obra do acaso. Principalmente porque, na época do lançamento da série (1996), Reeve tinha acabado de sofrer o acidente que o deixou tetraplégico. E, naquele ano, 1996, ele foi aplaudido de pé durante a cerimônia do Oscar.

A série então dá um salto no tempo, e já nos deparamos com o jovem Clark Kent. Olhando para o céu (sacaram a ironia?) perdido no tempo ao lado de sua amiga Lana Lang.


O desenho deixa claro, de forma bem pouco sutil, a relação entre Clark e Lana. Mostrando como ela é uma pessoa confiável o bastante para ser a única a quem Clark confiaria seu segredo. De fato, ele começa a contar à ela sobre os poderes que vem manifestando.

É interessante a forma como retratam o jovem Clark Kent. Ele é inseguro e tem medo do que está acontecendo, afinal ele não faz ideia do que seja. Tudo, para ele, está errado e ele está tentando entender isso.

E então, presenciamos o primeiro momento heróico do desenho.

Clark escuta um acidente: O pneu de uma van estoura, fazendo seu motorista perder o controle do veículo. A van descontrolada vai em direção à um posto de gasolina e bate em um caminhão tanque. Por fim, tudo pega fogo.

Clark parte para o local e consegue salvar o casal de dentro da van. E uma voz infantil é ouvida. Havia ainda uma criança dentro do van. Clark a retira de lá no exato momento em que tudo explode. Porém, Clark usa seu corpo para proteger a garotinha que escapa ilesa, e Clark sai sem nem ao menos se queimar, o que atrai a curiosidade de Lana, que testemunhou tudo.

De volta ao lar, Clark conta à Jonathan sobre o seu feito no acidente e sobre seus novos poderes. Sentindo-se confuso, perdido e deslocado. Jonathan e Martha resolvem revelar à ele o que realmente estava acontecendo, e lhes mostram o foguete com o qual o bebê Kal-El chegou na Terra.

No foguete havia um projeto que quando foi tocado por Clark o levou para uma espécie de holograma, onde Clark teve a oportunidade de ver seus pais e descobrir mais sobre sua origem.


Como todo jovem, ele não aceitou bem os fatos, de inicio. Ele corre pelos campos de Smallville, em uma tentativa de se isolar, quando ele salta e descobre que é capaz de voar. O vôo lhe fez bem, aparentemente, pois ele volta para casa mais calmo e aceitando o que o destino lhe reservava.

Então, novo salto de tempo ocorre.

Estamos, agora, em Metropolis, onde uma garotinha afirma que um anjo azul com asas vermelhas a salvou de uma queda do trigésimo andar.


Nesse momento somos apresentados à mais um dos protagonistas da série: Lois Lane. Desde o primeiro momento ela já é retratada como uma mulher cética, de personalidade forte e decidida. O que deixa bem claro as características da personagem que a destacam de muitas outras personagens femininas dos quadrinhos.

Enquanto reclamava com o chefe, Perry White, de que a matéria do suposto anjo havia roubado a primeira página de uma matéria que ela mesmo havia escrita, ela é apresentada ao novo repórter do Planeta Diário, Clark Kent. Os dois são designados para cobrir uma inauguração do novo projeto militar do mega-empresário, e filantropo da cidade: Lex Luthor. Antes dos dois deixarem o prédio, outro importante protagonista nos é apresentado: o jovem Jimmy Olsen.

O ponto interessante é que, nesse primeiro momento, o Luthor não é tratado como vilão. Ele fala como um filantropo e até mesmo age como um. Tá certo que alguém atento já desconfiaria da forma calma que ele age quando o seu projeto militar, o “Lexor-Skel 5000” é roubado diante de seus olhos. Mas ele ainda não poderia ser chamado de “vilão”.

Um grupo de homens em aeronaves, e um deles ainda vai aparecer muito por esses reviews, rouba o Lexor-Skel e ainda destrói o prédio onde a exposição estava ocorrendo. Quando o prédio estava prestes a desabar sobre Lois o Superman faz sua primeira aparição, salvando-a antes de ser soterrada.


Superman vai atrás dos criminosos, que na tentativa de fugir disparam um míssil na direção do Homem de Aço. O míssil erra o alvo, mas acerta um avião de passageiros que passava pelo local. O avião, então, começa a cair e o Superman é o único capaz de salvá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário