sexta-feira, 18 de junho de 2010

"A melhor história do Superman" por OriginalBat


Eu sou leitor das histórias do Batman, já há muitos anos, desde infância. De início, lia apenas e exclusivamente o universo do Homem-Morcego, mas junto com a minha primeira revista do Batman eu ganhei uma do Super. Foi Man of Steel, do Byrne. Na época, eu nem li direito e pra falar a vdd nunca li essa história toda.

Mas com o tempo, quanto mais os universos se cruzavam era inevitável ir conhecendo Superman e os outros heróis da DC. E fui percebendo que cada um tinha uma mitologia própria, um contexto próprio. Eu li a Morte e o Retorno, eu vi os filmes, eu li Superman o Rei do Mundo, eu li Nossos mundos em Guerra, as Quatro Estações, Entre a foice e o Martelo, Paz na Terra, Retorno à Krypton.

Mas o que todas essas histórias têm em comum pra mim, é que são histórias do Superman da persperctiva de outros personagens; eu queria ver um 'supercondensado' que mostrasse todo o universo dele em uma coisa só.

Aí eu li Grandes Astros Superman.

Essa história não é uma história, ela é um conto épico. É como vc acompanhar a trajetória de algum personagem bíblico/mitológico, e lá tem tudo o que torna o superman PURO.

Uma coisa que nunca gostei naqueles batman/superman encontros, é que pra mim, Batman é o agora e Superman é o futuro.

Eu adoro Batman pq ele é atual, ele é a forma como se deve lidar com as coisas HOJE. O mundo dele é o mundo onde vivemos. Mas vou confessar uma coisa: Eu adoro o Superman. Porque ele é o Futuro. Ele representa o que o mundo VAI ser. Ou como devia ser. Ele é esperança, ele é força, ele é como se Deus tivesse olhado pra baixo. Eu sempre pensei que depois que Batman acabasse com tudo de corrupto, o mundo seria uma Metrópolis. Um mundo que poderia ter um Superman.

Grandes Astros pega tudo que faz do Super um personagem mitológico, e nos mostra o dia a dia dele. Eu entendi ali que o superman não tá aqui pra sair salvando a gente de desastres e alienígenas, como normalmente ele é retratado.

Ele tá aqui pra mostrar o caminho de COMO podemos ser. Do que devemos ser. Tire a parte dos superpoderes, e você vai ver um cidadão que tem um trabalho comum sem grandes ambições, mas que é um homem de verdade em cada sentido da palavra, honesto, caridoso, gentil, compreensivo e com entendimento de seu lugar no mundo. Alguém aqui viu ele fazer alguma coisa na história, no sentido humano, que a gente não possa fazer normalmente? Eu não vi.

Grandes Astros Superman foi a melhor história que eu li do Superman, pq pra mim é A história do Superman.

1 comentários:

Diego disse...

Sou obrigado a concordar. All Star Superman é a melhor história do Superman que eu já tive o prazer de ler. Aliás, em outubro, sai lá fora a versão Absolute da história, que serei obrigado a comprar.

18 de junho de 2010 às 19:10

Postar um comentário