quinta-feira, 4 de março de 2010

Como consertar a franquia cinematográfica do Superman? (Parte 3)



Continuando a série de posts sobre consertar a franquia cinematográfica do Superman. Coisas que qualquer um sabe que não devem acontecer... Menos quem faz os filmes.


Nada de Reciclar Plots

Superman Returns teve várias falhas. Uma das piores foi a irritante semelhança entre ele e os filmes antigos da franquia. Aquele plot básico, com Lex Luthor querendo causar um desastre global e causando a morte de bilhões, é praticamente uma recontagem do original. Um filme de sucesso precisa divergir do caminho de onde veio e se aventurar em território novo.

Parte disso retorna na ideia dos vilões. Não dá pra aguentar outro filme do Superman com o Luthor sendo o único antagonista. Nem o que foi feito em Superman III, onde o vilão principal era uma cópia barata do Luthor. Queremos vilões novos e novos desafios para o Superman.


Nada de Super-Filhos

A área onde o Returns tentou divergir dos quadrinhos foi introduzindo o filho do Superman e Lois Lane. Naturalmente, a criança tinha super poderes que lentamente iam se revelando através do curso do filme. Achamos que o Super Filho foi um enorme erro, um que não deve ser repetido em nenhum dos projetos futuros.

Tem uma razão para o Superman nunca ter tido um filho nos quadrinhos, pelo menos não em uma historia com continuidade. Isso complica o personagem e o tira de seu núcleo central. Alguns leitores já consideram que, só por estar casado com Lois o Superman já é velho e chato. O que um filho faria?

Não tem nenhum motivo para a ideia do Super Guri ser mantida no reboot da franquia. Deixem o Superman ser o Superman. E, se por alguma razão a WB mudar de ideia e resolver fazer uma sequência, ao invés do reboot, temos uma sugestão: Que o Doomsday devore o guri! Pronto, resolvido!



Bom...
De fato, uma das minhas maiores preocupações em relação ao reboot é que vai ter que começar do zero. As chances de vermos uma historia “arroz com feijão” é grande. Apesar de que, é perfeitamente possível começar a contar uma historia do Superman sem colocar o Luthor como vilão logo de cara. Isso pode até render um post futuro.

Quanto ao filho do Superman. Eu considero esse o grande erro do filme. Eu costumo dizer que o filme não foi, de todo, errado. A concepção foi falha. Eles tentaram criar um filme dos anos 80 nos dias de hoje. Claro que isso não ia funcionar. Mas se formos considerar que ele é uma continuação direta do Superman II, não é ruim... Só não é bom.

1 comentários:

Luis de Morais disse...

Bem! Vamos lá!
Eu sou superfã deste personagem! Mas quanto ao filme, a grande verdade é que ele se perdeu! Completamente.
O Singer quis fazer um filme, homenagem/Continuação/reboot/apresentação/seilámaisoque!!! e acabou comprometendo todo o projeto! Que, alias, já tava todo comprometido! Lembram das idéias do Kevin Smith tinha pro filme? Pô, ele conseguiu botar TODA a saga da morte do superman em DUAS HORAS de filme! E olha que ele foi "podado" ao extremo!!! O Super não ia voar entre outras coisas!!! Depois escolheram o TIM BURTON, que alias eu acho foda!! Com o perdão da palavra. Mas com seus próprios projetos! Admito que gostaria de ver sua versão do ultimo kriptoniano. Tá, nicolas cage...bem... prosseguindo! Várias divergencias e mais idéias ABSURDAS!!! CAra Adorei o que ele fez com o batman e o retorno!! MICHELLE É A MULHER-GATO DEFINITIVA na minha opinião!!! não a história dela é claro! Pô...Lex como um kriptoniano infiltrado na CIA?!? Não Dá!!
Voltando ao Singer, se era uma continuação o filho era completamente plausivel! Afinal ele e a Lois transaram. Até aí vai! Agora concordo com vc, a parte Lex é igual ao 1º filme!
Espero sinceramente que façam um novo superman. Até com uma história de origem, por que não! Sou a favor de usarem algumas idéias do mestre John Bryne (os Kriptonianos são perfeitos nesta versão, fora que o lex dele é uma ótima saída pra essa imagem que temos dele no cinema. Pena que ele perdeu o dom. uma pena!). Imagino que, hoje o uniforme dele seria o clássico feito pela Marta com o material que cobria o bebê Ka-el e logo depois de descobrir sua herança, mudaria para algo mais extraterrestre. iria ficar animal!!! Não sei se no meu deviantart (luisernesto.deviantart.com) tem algum desenho meu sobre isso! AH!! Lembrei, aquela sequencia em matrix 03, é uma das milhares cenas que espero ver num filme do superman!! em Star wars EP. 01,02 e 03. As cenas que aparecem as cidades, principalmente as do senado misturado as idéias do john bryne tambem.
Isso é assunto pra mais de horas e horas de conversa. A verdade é que nós fãs queremos um filme a altura do superman!
Bem, é isso.

4 de março de 2010 às 21:30

Postar um comentário