quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem será o Asa Noturna?

Quantas oportunidades nós temos de dizer que uma lenda deu origem à outra? Eu consigo pensar em pouquíssimos exemplos. E acho que o nome “Asa Noturna” pode figurar facilmente nessa lista de lendas nascidas de outras lendas.

O nome já fora usado diversas vezes no Universo DC, mas nunca ficou tão em evidencia quanto quando foi usado pelo seu mais famoso detentor, que atende pelo nome de Dick Grayson.

Mas, quem foi o Asa Noturna? Existem umas dezenas de respostas para essa pergunta. Por isso, vamos tentar unir algumas criar algo coerente.


Do principio: Segundo a mitologia Kryptoniana, Rao criou o universo. Ele foi a voz de sanidade que ecoou no meio do caos do principio do universo. A chama pura que deu a luz à Krypton.

Mas Rao estava solitário, e por isso criou diversas entidades para que cada um lhe fizesse seus desígnios. Entre essas entidades estava Asa Noturna, responsável por se esgueirar nas trevas e combater toda a podridão e corrupção dos mundos.

Podemos dizer, de forma abrangente, que a entidade Asa Noturna foi praticamente o primeiro “herói”, segundo as lendas Kryptonianas. Asa Noturna se tornou um símbolo da luta pelo bem do próximo. E não é de surpreender que surgisse alguém clamando carregar seu legado.

Em Krypton surgiu o herói alado Asa Noturna. Aclamado por ser o maior dos heróis do planeta. Um herói cujo mito que, futuramente, inspiraria até mesmo o maior herói de todos: o Superman.

Mas a lenda começou a se fortalecer na terra graças à Dick Grayson um jovem que durante muito tempo também foi chamado de Robin. Tomando como base os eventos de “Asa Noturna - Ano um”, vimos a transição de Dick de Robin para Asa Noturna.

Depois de se desentender com o Batman, Dick foi demitido do posto de parceiro e foi obrigado a largar a vida de Robin. Sem saber o que fazer ele resolve procurar ajuda. E a primeira pessoa que ele procura para conversar é justamente um repórter do Planeta Diário: Clark Kent.


Durante uma conversa entre os dois, o Superman conta à Dick a lenda do herói kryptoniano que, mesmo sendo contrariado por seus familiares e amigos, colocou o bem do próximo como prioridade e se tornou uma das maiores lendas de Krypton: Asa Noturna.


E assim surgiu o Asa Noturna da Terra. A mais famosa das versões do personagem. Dick havia construído uma historia como Robin. Ele foi o primeiro “Parceiro Mirim” da historia. Ele era a parte contraposta do Batman.

Mas sua transformação em Asa Noturna o transformou em um personagem mais maduro, para muitos, mais preparado e, para um número ainda maior, MELHOR.

Mas a morte do Batman, nas mãos do Darkseid, trouxe uma realidade inevitável à tona: Gothan precisava de um Batman, e o mais indicado para isso era o Dick. E ele assumiu a responsabilidade. Dick Grayson se tornou o novo Batman.

Nesse meio tempo, Metropolis começou a apresentar um novo personagem: Seu próprio Asa Noturna. Um Asa Noturna kryptoniano. Um Asa Noturna “original”.
O Asa Noturna de Metropolis era, na verdade Christopher Kent (Lor-Zod), filho do General Zod que escapou da Zona Fantasma e foi adotado, ainda criança, pelo Superman. Graças à um efeito colateral do nascimento na Zona Fantasma, Chris sofria um efeito colateral, envelhecendo em velocidade super acelerada. Chegando rapidamente na idade adulta.

Como Dick havia se tornado o Batman, mesmo Chris tendo adotado o nome e, clamado ser a reencarnação do mesmo, ainda havia apenas um Asa Noturna.

Porém, o retorno de Bruce Wayne foi anunciado. O que pode significar que o nome “Asa Noturna” estará sendo disputado por dois personagens.

Então, qual deles irá assumir o nome?

Se pararmos para analisar, o peso do Dick como Asa Noturna é muito superior ao do Chris. O que o tornaria detentor de direito do nome. Mas o Chris é filho do Superman, e não é fácil se livrar de um personagem com essa característica sem modificar o próprio Superman. O que não deve estar nos planos da DC.

Vale lembrar que o Dick está com o “prazo de validade vencido” desde a Crise Infinita, quando foi anunciado que ele morreria. É claro que nesse ponto, ninguém mais se lembra desse anuncio, mas a questão é que a morte do personagem já chegou a ser cogitada.

Meu palpite é que o retorno do Bruce Wayne não vai representar o retorno do mesmo ao cargo de Batman, pelo menos, não imediatamente. O que vai manter o nome de Asa Noturna com Chris ainda por um tempo.

Mesmo com todas as novidades sendo divulgadas diariamente sobre o Superman, nenhum referencia é feita sobre seus personagens secundários. E eu acredito que o fim da “War of the Supermen” vai colocar o Superman devolta ao seu “ponto de partida”. Por isso não me surpreenderia com a morte do Chris.

Ou ainda, caso Novo Krypton sobreviva à guerra, existe a possibilidade de Asa Noturna e Pássaro Flamejante se estabelecerem como seus novos protetores. Deixando o nome novamente vago aqui na Terra.

E, é claro, existe a possibilidade de existir mais de um Asa Noturna, tal como os Flashs. Mas, convenhamos, seria a pior de todas as possibilidades.

2 comentários:

Drako disse...

Sejamos francos...
Chris não tem peso nenhum para a DC atualmente.
Ele carrega o nome de Asa Noturna mas se ele tiver que disputar com o Dick, com certeza perde. Sim, ele é o filho do Superman, o mesmo filho que foi exilado na mesma saga em que apareceu, então, tirar ele do posto não é dificil.

Eu gosto muito do Chris Kent, mas ele seria um personagem mais legal se tivesse amadurecido normalmente e não com crescimento acelerado, que já foi provado pelo Bart, que só isso não amadurece ninguém, só deixa ela mais velho.

Espero que quando Bruce voltar a ser o Batman, Dick não morra e ganhe uma nova identidade, algo mais proximo de um Batman. Afinal de contas, a DC já trata ele com um herói Classe A e nada mais justo que não perder essa classificação só porque o Bruce voltou.

17 de março de 2010 às 17:38
Vindias Omax disse...

Por mim pode deixar o uniforme com o garoto o personagem é maneiro pra caramba, porém essa porra de crescimento acelerado vai chupar um canavial né...Só não matem o garoto, o Dick é o Novo Batman legal, O Bruce wayne é o BATMAN entenede, e pode haver dois batmans normalmente afinal o Dick pode ser um batman substituto em muitas operações né...E ter sua própria galeria de vilões...Com a volta cagada do antimonitor a casa logo vai ser arrumada, vão matar todo mundo e zerar tudo como nos anos 80, o que foi um pecado ter jogado todo um grande trabalho no vaso sanitário e ter dado descarga, a DC tá abusando né?

4 de abril de 2011 às 23:57

Postar um comentário